Lá vem o maldito leão

E novamente vem aí o maldito imposto de renda. Assim como todos os outros impostos, tem um valor maior do que deveria, não sonegamos porque somos honestos (ou otários) demais, não sabemos como toda essa grana é usada – na verdade sabemos – e por mais que eu reclame não vai mudar nada.

Só que o imposto de renda é mais irritante ainda porque sou eu que tenho que calcular. Imagina, eu chego pra você e digo que você tem que me pagar. Digo que é obrigado por lei, senão você se fode bonito. E digo que é você que vai ter que se virar para adivinhar o valor, já que eu não vou te dizer. E se você for burro demais para calcular o valor correto, sinto muito, vou te colocar em uma listinha especial e você vai ter que rebolar para sair dela.

Nem venham me dizer que o governo não tem como calcular. Porra, todo mês ele já me fode capando meu salário direto da fonte, eu nem chego a ver aquele dinheiro. O banco já me manda um informe dizendo tudo que eu tenho que declarar. Se ele pode mandar para mim, por que não pode mandar para a Receita Federal e ela que se vire para calcular? Caralho, a carta do banco e o holerite já tem o CNPJ da fonte pagadora e os valores, manda tudo pra Receita e ela que faça as contas, porra! Afinal, é interesse dela receber, não?

Os bancos e empresas já poderiam mandar todo mês, assim a Receita poderia ir processando ao longo do ano, ao invés de concentrar tudo em apenas 2 meses e promover a correria geral, site congestionado e tantos outros problemas que surgem nesta época. Se o sujeito compra um carro ou uma casa, é obrigado a registrar. Bom, por que a prefeitura e o Detran já não avisam a Receita? Despesas médicas poderiam ser avisadas pelas operadoras de planos de saúde. Escolas poderiam enviar os dados de mensalidade e por aí vai. E para as coisas que não se encaixam nestas categorias (que nem sei quais são) poderia ter a opção da própria pessoa avisar a Receita (via formulário, internet, postos de atendimento, qualquer coisa) mas que isso também pudesse ser feito o ano todo.

Será possível que não dá pra fazer isso? Porque declarar essa merda é um saco, já que além do desgosto de ter que pagar algo que eu sei que não vai ter retorno, tem a perda de tempo de calcular o valor e o medo de ter preenchido algo errado e entrar na lista negra.

E o leão, que não tem nada a ver com a história, foi escolhido como símbolo deste maldito imposto. Mas até que faz sentido. Ele morde para sobreviver, e as presas que se fodam. O governo também. A única diferença é que uma hora o leão sacia a fome e para.

Anúncios

5 Respostas

  1. Concordo com praticamente tudo que você disse. Já existe tecnologia suficiente para que o Imposto de Renda seja totalmente automático. Pelo menos para 97,9% da população.

    Outra coisa que me incomoda muito é o negócio ser escrito em contabilês. Se para gente, que tivemos instrução superior de qualidade, já é difícil entender tudo e fica aquele medo de ter feito algo errado, imagina para todos os outros que são obrigados a declarar?

  2. Pois é, de que adianta falar que “deverão declarar aqueles que tiveram X de rendimentos tributáveis” se ninguém explica o que é um rendimento tributável?

    TODOS os sites que dizem ter A Explicação simplesmente copiam o texto que está na Receita e ninguém explica de verdade o que é.
    Parece que tudo é feito para complicar mesmo.

  3. Acho que o principal motivo para não calcularem os tributos é que isso seria invasão de privacidade. Acho que é uma questão delicada… tem a ver com a concepção de termos um Estado Big Brother ou não…

    Fora isso, acho que quem é contra tributos, para ser mais coerente deveria ser contra o Estado de bem estar social e a favor de um Estado liberal. Bom, mas essa é outra questão. ^_^

    • Quer dizer que se eu digo para o governo quanto eu ganhei tá tudo bem. Mas se a empresa dissesse isso – espera aí, ela já diz! Qual a diferença? E a prefeitura que abriu os salários de todos os funcionários, por acaso invadiu a privacidade deles em prol da transparência?

      Estou dizendo que para os casos mais comuns (salários, rendimentos do banco, etc) isto poderia ser automático. Em vez do banco dizer para mim para eu dizer para a Receita, o banco poderia dizer para a Receita e apenas me notificar. Me poupar deste trabalho de merda! Eu abro mão desta “privacidade” para ganhar tempo e ter menos stress!

      Não sou contra tributos, sou contra sustentar corruptos, o que é MUITO diferente.

  4. Sustentar este bando de vagabundo com meu suor e sangue Jamais. A morte pra eles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: