O meu é melhor que o seu

Qual é o melhor? Fifa Soccer ou Winning Eleven? Internet Explorer, Opera ou Firefox? Windows, Mac ou Linux? Pagode ou Rock? Iphone ou N96? Java ou .NET? Ken ou Ryu? Sandy ou Júnior?

Com exceção da última pergunta, cuja resposta é fácil (com música: nenhum dos dois; sem música: Sandy), as demais sempre acabam gerando brigas nos diversos fóruns da Internet. E os tópicos costumam seguir mais ou menos a mesma linha:

  • Pessoas que gostam de X começam a discutir sobre X, falam do quanto adoram o X, de como é bom, legal e mudou suas vidas, etc etc
  • De repente aparece alguém que gosta de Y (o concorrente de X) e começa a falar mal de X
  • Algum fã de X rebate, o fã de Y re-rebate e em algum momento um dos 2 parte para ofensas pessoais (“Só idiotas gostam de X”, “Vc é burro demais pra perceber que o Y é uma droga”, “Morram todos os X”, “Y fede” e por aí vai)
  • Daí pra frente, as pessoas esquecem o assunto original (X versus Y) e se limitam a responder as ofensas recebidas com outras piores ainda
  • Quando o fórum é bem administrado, o tópico é trancado.

Por que isso acontece? Em parte, acredito que seja porque por trás de um monitor e sem a presença física dos outros, a pessoa se sente mais encorajada a dizer coisas que não diria pessoalmente. Como a regra vale para as 2 partes, um sempre vai querer responder as ofensas com mais ofensas, que serão sucessivamente respondidas ad eternum. Esse tipo de discussão interminável tem até nome: flame war. A solução? Simples, sempre que alguém desviar o assunto original e começar com ofensas e coisas sem sentido, ignore. Em um fórum é até mais fácil, pois se fosse pessoalmente você poderia se passar por mal-educado.

E se você quer criticar algo, existem maneiras inteligentes de fazê-lo. Seja educado e bem humorado. Releia o que você escreveu, pois um email/tópico/scrap vai ser lido por diferentes pessoas que interpretam as coisas de modos diversos, e alguém sempre pode entender errado e se ofender. Se você não conhece pessoalmente os envolvidos, redobre os cuidados.

Ajude a fazer da internet um lugar mais civilizado. (Se este blog fosse mais famoso eu até iniciaria uma campanha)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: